terça-feira, fevereiro 23, 2010

BOTAFOGO: Mais uma prova de amor!

No dia seguinte que o Botafogo ganhou do Flamengo, recebi essa carta do meu pai, botafoguense até o último fio do cabelo que ainda lhe resta!! Achei bonito e resolvi postar em mais uma prova de amor ao velho, que igual ao Botafogo, mesmo cheio de erros e acertos, me ensinou o valor de amar incondicionalmente.

"QUERIDA, TOU NA RESSACA DA VITÓRIA DO BOTA SOBRE O FRAMNENGO.

Foi Hilário. Não ia passar o jogo (Garopaba / SC), fiquei vagando de noitinha e achei um bar chulé cheio de framenguistas onde ia passar a pugna. Eu não queria perder. Pra mim é o melhor jogo do mundo! Tavam todos de camisa horrorosa e sacaneando: tamos cum pena. Já foi!

Ainda comentei: O Bota é zebra, mas a Unidos da Tijuca tambem era! Não sei se entenderam...

1° TEMPO

Tudo bem, somos fleumáticos, somos Bota, e Fogo, fiquei sentado numa cadeira lá do canto. Parecia que estava sózinho. No primeiro minuto, quase QUASE QUE O fOGO FAZ UM GOL, FIQUEI FRIO, DEPOIS O FLA DOMINOU, DOMÍNIO ESPÚRIO, SABE COMO É, e fez um gol bobo, fruto de uma bobeira "nossa".

Não me apavorei. O juiz roubava descaradamente para o Urubu, um escândalo, como sempre, impune. Temos poucos craques, mas temos craques. Um deles é o Herrera, maravilhoso! Outro é o lateral esquerdo, e temos a torre Loco Abreu. A bola foi levantada, Loco desviou lá de cima, Herrera dominou espetacularmente, fez um giro lindo, difícil, coisa de craque, e soltou a bomba. O goleiro do Fra rebateu e o Marcelo, o lateral, pegou de primeira. Gol! Golaço! Claro que não me segurei, levantei pulando... A galera ficou me olhando numa boa, vi o pavor na cara deles.

Daí um velhinho que estava encostado no bar tomando umas pingas, veio caminhando e me abraçou. Você é Botafogo? Somos nós dois! Não te conheço mas agora você é meu amigo! (Coisas de botafoguenses) Nos abraçamos, cheios de confiança, acaba o primeiro tempo.

INTERVALO

Pedi uma água sem gás, umas paçoquinhas, (não tinha nada no bar, do que eles vivem? Cachaça e cerveja?) e me animei a fazer uns comentários. O pessoal é Framengo mas é decente,é, era agressivo, pudemos conversar e pude reclamar das roubadas horríveis do juizinho, como sempre foi.

2° TEMPO

Começa o segundo tempo, o Fogo tava diferente, temos o melhor técnico do mundo e achei que dava. O Framengo "perdia" gols, na verdade, para um cara como eu, que passou a vida jogando e vendo futebol, não perdiam era nada, eram lances normais, e pude sentir o desespero, AQUELE DO "QUEM PERDE LEVA" e daí o nosso técnico lindão, o Joel Santana, colocou aquele que a galera pedia, o Caio, o nosso Pelé branco. Tudo mudou, o garoto de 19 anos entortava todo mundo!

O Bota brigava, era final de Copa do Mundo e nós queremos e gostamos de ver RAÇA, você sabe.

E raça tinha, e futebol tambem. Outro levantamento, e outra vez o Herrera (eu te amo, Herrera!) deu um toque lateral pro Caio que entrou rachando, numa divida, e ela, a redonda, a mais amada, foi pererecando pra dentro do gol. Gooooooollllllllooolll !Gol de raça! Assim é que é bom!

Daí não aguentei mesmo! Pulei, gritei e corri pro meu velhinho praquele abraço gostoso. Ah! Que bafo horrível e gostoso de pinga! Quase que dei um beijo nele, mas aí era demais. Se fosse você, seriam mil beijos!

E os framengos foram murchando, eles só sabem ganhar, não sabem perder, ganhar é fácil, perder é que é dificil, daí é que tem que ter grandeza de saber que nada como um dia depois do outro! O Juiz ainda arranjou tres minutos roubados pra ver se conseguia o empate do Urubu, MAS O DIA ERA NOSSO, ESTAVA ESCRITO HÁ MIL ANOS! ACAAABOOOUUUU !!!!

FIM DE JOGO!

Aí o velhinho pirou, o sorriso sem dentes era lindo, pediu mais uma, me abraçou de novo, os urubus foram saindo de fininho e ficamos nós dois comentando o jogo, e o dono do bar, Fra, com a pintura na parede olhava calmamente, teve classe. O bar era na rua lá embaixo, fui caminhando flutuando, feliz, tinha que encontrar os amigos! Como somos bobos, e como é facil ser feliz!

É temporada aqui, a cidade tá cheia de camisas do Gremio e do Inter, fui andando no meio dos estrangeiros até o bar lá da praia onde nos reunimos, e meus amigos tavam lá.

Só eu Fogão, mas fui festejado por todos. Gente educada. Até os Urubus me abraçaram, bacana. Lembrei da frase imortal: "torcer para time de massa é falta de imaginação!" e beijei o escudo que estava no meu chaveiro. E aí gritei: tem que aturar! Ninguem ganha na véspera! O Fra tava de salto alto! O Caio é o novo Pelé! Tem que respeitar o time do Garrincha e do Nilton Santos! Do Jair! Do Túlio! Do Herrera ! Viva o Loco que é Loco mas não é burro! E outras barbaridades. Tomei outra água mineral sem gás e depois fui procurar coisa melhor pra fazer. Afinal, um dia especial!

Hoje acordei assim. Tou com o velho calção do Bota, a camisa que comprei quando estava contigo, empatamos com aqueles chatos, lembra, que ano foi isso, sei lá, e está ali, pendurada, e vou escolher qual vou usar hoje. Talvez a retro do Nilton Santos, a Enciclopédia do futebol!

Hoje vou desfilar a estrela. Vitória não é todo dia!

Toca o telefone. Tenho que ir no restaurante trocar umas fotos, as molduras estão pesadas, e depois de tarde colocar mais vinte e cinco fotos de música, cães, natureza, algumas mulheres (ninguem é de ferro) e depois te conto dos sucessos que virão.

Será que dá pra colocar esta bobagem emocional no teu blog? Cê que vê.
Te amo, me arrepio ao saber que voce é Botafogo!
Essa é uma enorme prova de amor que voce me dá!
Alem de existir na minha vida! Te amo, te adoro, forever!
Sermpre sempre, sempre, pra sempre!

Pappai"

E TEM JEITO DE NÃO SER, PAI?

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

E se o carnaval não deixar passar...

Um dia um moço chegou e tentou roubar de assalto seu coração. Ela não deixou. Como há tempos ninguém tira seu fôlego, decidiu que iria tentar desamarrar as amarras que o tempo traçou. Abriu a guarda, era o escopo, deixou entrar.

- Olá moço, você veio. Mas logo vai, não é mesmo?
- Minha intenção é essa, menina bonita.
- Assim é bom. Já fico sabendo. Assim é bom.
- Que assim seja.

Dias se passam, ela deixa o relógio flutar.

- Mas já vai... Passou tão rápido. Foi bom ter te conhecido.
- Eu vou, mas já volto.
- Não era esse o combinado.
- Nem tudo pode ser seguido à risca, menina bonita.

Horas se passam, minutos apertam e ele volta. Ela consegue escapar por mais alguns milésimos de segundo. E para o ponteiro!

- Bom te rever, moço. Você me parece bem.
- Sim, muito bem em revê-la, menina.
- Mas você vai em quantos dias?
- alguns mais e me vou.
- Agora de vez?
- Talvez.

Dois dias. Ela abre as janelas.

- Desculpe, mas não tenho mais que uma madrugada.
- Não me importo, menina, é na madrugada que as flores abrem e exalam o perfume.
- Que assim seja.

E foi. Contudo, durou mais que o previsto. Dois dias e o carnaval. Era abrir as portas ou fechar as janelas. Ela fechou. Não quer mais o que o tempo não modificou. Ele não entende porque ela foi tão consumida pelas horas tortas. Ela não consegue decodificar o que os minutos fizeram com eles nesse conta-gotas diário.

- Ficará por muitos anos aqui dentro. Lembranças ricas dos bons minutos a dois.
- É de pedra seu coração?
- Não, é mais macio do que aquela nuvem a passar... Mas se condensado, ele chora.
- Não dá pra segurar tudo, menina bonita, um dia há de chover.
- Já choveu muito, e ainda não sei se consigo dominar uma tempestade. E isso é bom. Não é de pedra meu coração.
- Pensei em encontro de almas.
- Pensei em conhecer-te melhor.
- Pensei em viver e só.
- Você pensa do seu jeito e os segundos passam... sem olhar pro outro que está segundos regurgitando aqui.
- Não compreendi.
- Um dia pode ser que nossos corpos, esses sim, se entendam. Porque as almas, essas sim, não se entenderão jamais. Não são feitas pra isso, moço.


O relógio gira. E continua a girar.

(Gardênia Vargas - 23/fev/2010 - ode à Manuel Bandeira)

Dulces

Se o hoje fosse ontem
não teria tanta força

vastos são os sentimentos
do momento
agora

duros são os pesares
do passado
ontem

doces são as palavras
pensadas
antes

amarga é o poder
da raiva
no ato

dulces, eu prefiro os dulces.